Destaque

Por: : Unknown maio 27, 2013


Quem tem dinheiro vai à Cannes.
Comecei com um título bem afrescalhado, pra falar de quê? Da sua, da nossa, (nunca fomos) da linda, amada e rica França!! Então, galëre, o título em português é riqueza, porque quem tem insta (e segue o high society) deve ter percebido uma movimentação de smokings, vestidos longos, muita champanhe e um sol de rachar desfilando num tapetão vermelho essa semana.

Não, você não perdeu o Oscar, até porque se fosse ele, você não veria tanto brasileiro por lá né? 
-De novo, pô?!!!
Calma aê, JLaw, tô falando do 66º Festival de Cinema de Cannes, ou só Festival de Cannes, porque acontece tanta coisa que o cinema vira só uma parte do pacote. E não, você não vai cair de novo.

É não é que eu não me contentei em ver tanto dinheiro sendo gasto num lugar tão bonito ~evejoso~ e fui pesquisar pra saber que rebuliço todo é esse?  Acontece que essa é apenas a mais importante reunião do cinema mundial, que junta gente de todo tipo, de montadoras de carros até os maiores nomes da moda internacional. 

E onde isso acontece, Mademoiselle Tautou?
Em Cannes, dãã. Cannes é uma cidade linda, com uma economia baseada no turismo de luxo, no sul da França, perfeitamente escolhida em 1939 pelo então Ministro da Educação e das Belas Artes Jean Zay pra sediar essa mistura toda de gente esnobe importante. Além disso, Cannes também sedia os maiores festivais de música e propriedades (imóveis) do mundo!
"Adoro morar no Brasil!" -SQNNNNN
Esse ano, o festival, que já recebeu nomes como Brigitte Bardot, Grace Kelly e Sophia Loren (fraco, não?), apresenta grandes apostas pra 2013: "O grande Gatsby" com Leonardo di Caprio e o ex-Spider Man Tobey Maguire, "Bling Ring" com Emma Watson () e o grande vencedor do prêmio principal, a Palma de Ouro: "A Vida de Adele" filme polêmico que conta uma história incrível de amor entre duas mulheres. 

Diferente do Oscar, há poucas premiações (melhor ator, diretor, atriz...), e esse ano o júri foi presidido por ninguém menos que Steven Spielberg (preciso explicar quem é?), que teve como candidatos não só filmes hollywoodianos, mas grandes produções italianas, suecas, alemãs... Esse é o grande barato de Cannes, a divulgação de grandes nomes não tão prestigiados internacionalmente, contudo, tão bons quanto.  
Tem uma categoria chamada Un certain regard (Um certo olhar) que é dedicada justamente aos filmes mais excêntricos, e aos cineastas mais desconhecidos.
Há prêmios também para curtas e longas, e até há uma escolha do melhor filme não-competidor, muito fera isso! Um segundo grande prêmio é dado ao filme mais original ou com maior espírito de pesquisa, o que é um mega incentivo às produções bem elaboradas.

Deu pra perceber que não tem nada a ver com as "panelinhas" do Oscar né? Enquanto o evento americano busca divulgar os filmes, Cannes vai além: reconhece o trabalho de toda a equipe envolvida na criação e garante uma "erudição" às produções. 

Vale a pena dar uma checada nos brasileiros que passaram por lá: 

Felipe Solari (Who?), Fernanda Paes Leme, Giovana Ewbank, Mariana Rios, Di Ferrero e Jonatas Faro.
Além dessa thurminha, ainda passaram por lá: Patrícia Bonaldi, Luciana Gimenez, Matheus Mazzafera, as tops Alessandra Ambrosio, Izabel Goulart e Isabeli Fontana, e outros que não conseguiram aparecer tanto :D . É sempre bom ver o Brasil sendo representado em grandes eventos internacionais, ainda por cima com tanta gente bonita né?!

* Ainda no mesmo lugar ocorre o baile de gala anual da amfAR, organização que arrecada fundos para pesquisas de combate à Aids, que completa 20 anos em 2013 e ainda contou com um mega desfile pra comemorar, mas isso aí é assunto pra outro post. 

É isso people, espero ter colocado vocês a par do que tá acontecendo now. Muita gente rica, muita arte, muito cinema, badalação (muitas empresas aproveitam os períodos entre as premiações pra promoverem seus produtos em baladas, jantares e exposições), premiação e o melhor de tudo, reconhecimento. Afinal, é o reconhecimento que move a indústria da arte, sempre criando coisas novas pra gente se divertir. Bom, acho que é só, é sempre bom ficar por dentro das coisas, nem que seja no básico né?

Fui.






Comenta!

Oi, obrigado por comentar, sua opinião é super importante. Por favor não seja rude, não use palavras ofensivas ou xingamentos. Assim que pudermos, iremos responder!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Republica - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -